GIF Calçados Femininos 728X90
BR728x90cpc8880510_new0202_g.gif

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Sally Ride, primeira astronauta dos EUA, morre aos 61 anos




Primeira astronauta americana a viajar ao espaço, Sally Ride morreu nesta segunda-feira, aos 61 anos de idade, em decorrência de complicações causadas por um câncer pancreático. A informação é da organização Sally Ride Science, que presidia, em San Diego, na Califórnia.
Ride, formada em física e letras pela Universidade de Stanford, começou uma nova era para as mulheres norte-americanas em 1983 quando, aos 32 anos, ela e quatro tripulantes foram ao espaço com a nave Challenger.
A astronauta voltou ao espaço para uma segunda missão no ano seguinte e deveria fazer uma terceira viagem, que foi suspensa após o acidente com a Challenger, em 1986. Ride se aposentou em 1987.
"Sally Ride quebrou barreiras com graça e profissionalismo e, literalmente, mudou a cara do programa espacial da América", disse o administrador da Nasa, Charles Bolden, um ex-astronauta, em comunicado. "Ela fará falta, mas sua estrela sempre vai brilhar intensamente".
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a considerou "uma heroína nacional e um grande modelo", que "inspirou gerações de jovens meninas a chegar às estrelas".
"A vida de Sally nos mostrou que não há limites que não possamos alcançar e não tenho dúvidas de que seu legado se estenderá", acrescentou o presidente ao expressar seus pêsames aos familiares e amigos de Ride.
Em 1989, virou professora na Universidade de Stanford. Seu interesse por educação foi estendido a alunos mais jovens, especialmente para mulheres, com a organização Sally Ride Science, em San Diego.

ANÚNCIO

Ride fez sua solicitação para ser astronauta na agência espacial americana, a NASA, em 1977, depois de ver um anúncio no jornal estudantil de sua universidade. Era a primeira vez que a NASA permitia a inscrição de civis ou de mulheres.
A astronauta foi uma das 35 pessoas, entre elas seis mulheres, que foram escolhidas entre os 8.000 candidatos ao posto.
Sally Ride foi a terceira mulher a ir ao espaço na história. A primeira foi a cosmonauta russa Valentina Tereshkova, em 1963, seguida pela também russa Svletlana Saviskaya, em 1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter deixado um recado...volte novamente para podermos trocar experiências e novidades...beijao!!!