GIF Calçados Femininos 728X90
BR728x90cpc8880510_new0202_g.gif

quarta-feira, 30 de maio de 2012




Vi esta foto numa revista quando eu tinha 25 anos...onde eu estava com a minha fase de indignação politica e social à flor da pele e nunca mais me esqueci...ai, pesquisei, agora, para saber o nome do fotografo e descobri que foi tirada em 1994,  por um Sul-Africano, e que ele ganhou o prêmio Pulitzer de fotojornalismo com esta foto. Fiquei sabendo que a figura esquelética é uma menina, totalmente desnutrida, esgotada pela fome, praticamente deitada na terra, pronta para morrer, enquanto que atrás dela um expectador, um abutre, espreitando e esperando o momento preciso da morte. Para reforçar a dor desta imagem, o fotografo, Kevin Carter, quatro meses depois, acometido pele sentimento de culpa e totalmente dependente de drogas suicidou-se.

Passados 18 anos, me entristece saber que a fome ainda continua e o pior na mesma região. Nada foi feito. Nada mudou...a fome só se alastrou e os maus tratos à criança também. Parece tão real aos dias de hoje. Vi, num dia desses, um vídeo semelhante na internet sobre as crianças africanas e, confesso, chorei ( ah, sempre choro...) pois em pleno século XXI, infelizmente, ainda, a fome, a pobreza, a desnutrição, a agressão e a mortalidade infantil ainda imperam. Fiquei por dias com a imagem da criança comendo fezes direto do ânus de uma vaca. Meu Deus...ai, me lembrei de um texto do Manuel Bandeira, O BICHO. Onde retrata o cotidiano degradante do homem que atingiu o ápice da miséria. Quem de nós nunca se deparou com uma cena como a descrita no texto abaixo? Lamentavelmente, esses fatos acontecem tão rotineiramente que muitos, de nós, nem se importam mais...Muito triste, muito....





O Bicho

“Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter deixado um recado...volte novamente para podermos trocar experiências e novidades...beijao!!!